Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização


Eclair de Oliveira Silva Santos ,Márcia Maria da Silva Ferreira, Miriam Martinez Alcará e Viviane Alves Vieira.
                                                                                                  



Resumo:

Este artigo contribuirá para que seja identificado com mais agilidade as dificuldades na aprendizagem.
Ao falarmos em dificuldades de aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo capacidade que o individuo apresenta para realizar uma determinada tarefa, mas o papel da escola é a de proporcionar aos alunos meios ou condições deste atuar em seu meio de maneira menos frustrante e possível. É no ambiente escolar que as dificuldades aparecem, porque é o início do processo da alfabetização, então será necessário toda atenção ,observação e  acompanhamento da criança .A equipe escolar será a facilitadora deste acompanhamento  que será  desenvolvido com a escola e família .



Palavra chaves: alfabetização, desafio e dificuldade de aprendizagem.



Introdução


De acordo com (GRIGORENKO, STERNEMBERG, 2003, p29) ``dificuldades de aprendizagem significa um distúrbio que pode se manifestar em uma aptidão imperfeita para ouvir, pensar, falar, ler, escrever, soletra ´´.
 A ação de escrever exige também da parte da criança uma ação de analise deliberada. quando fala ,tem consciência das operações mentais que executa, quando escreve toma consciência da estrutura sonora de cada palavra .(VYGOTSY,1979) segundo o autor podemos concluir que a dificuldade de aprendizagem é um distúrbio psicológico que causa problemas a criança , quando esta se encontra no inicio do processo de alfabetização.(SMITYH,STRIK ,2001,p.14) dificuldades de aprendizagem são.
     ``... problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender , recordar ou comunicar informações ´´.Uma escola transformadora é a que está consciente de seu papel político na luta contar as desigualdades sociais e assumem a responsabilidade de um ensino eficiente para capacitar seus alunos na conquista da participação cultural e na reivindicação social.(Soares,1998).percebemos a escola que exclui ,reduz limita e expulsa sua clientela. Para Garcia, as causa que produzem esse transtorno podem ser diversas, desde fatores hereditários, passando por distinta etiologia cerebral, ate a ausência da estimulação, o que afeta a compreensão oral e escrita. As dificuldades de aprendizagem da leitura surgem por dissociações no desenvolvimento das correspondências entre os códigos ortográficos e fonológicos, surgirão dificuldades de aprendizagem da leitura.
Emília Ferreiro e Ana Teberosky atestam que as crianças não entram vazias para as escolas, sem saberem de nada sobre a língua e a linguagem.


Como acontecem os Transtornos na aprendizagem

        As dificuldades de aprendizagem afetam a pessoa na sua totalidade. A pessoa sofre por não conseguir cumprir com aquilo que a espera de si mesma e com o que os outros esperam dela, sofre também, com a desvalorização que enxerga no olhar dos demais. Infelizmente o baixo rendimento escolar converteu-se em sinônimo de fracasso na vida .
        Na sala de aula normalmente são encontradas essas crianças que, tendo a capacidades necessárias, não conseguem atingir o rendimento que seria esperado delas. Não aprendem como as demais crianças , portanto ,os métodos normalmente utilizados não funcionam com elas. O diagnostico apropriado de cada um é indispensável para poder conceber as estratégias de condução e tratamento adequados. É importante que a criança e as pessoas a cargo da sua educação conheçam  seus pontos fortes e suas áreas de dificuldade, a  forma como aprende e como poderia compensar suas áreas deficitárias.


Principais problemas de aprendizagem:


Problemas graves de comunicação: a criança com dificuldades de aprendizagem pode apresentar um bloqueio com outros.
       Atraso na fala: os atrasos de linguagem podem acarretar dificuldades em toda a vida do sujeito, pois a aquisição da linguagem acontece como uma continuidade durante todo o desenvolvimento.
     Disfemias: neste grupo de transtornos da linguagem o distúrbio mais importante é a gagueira (tartamudez).
Dislexia: caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado. Segundo Jean Dubois et al  . (1993,p1197) , é um defeito de aprendizagem da leitura caracterizado por dificuldades na correspondência entre símbolos gráficos ,às vezes mal reconhecidos, e fonemas ,muitas vezes , mal identificados .A dislexia não é uma doença . É apenas um bloqueio apresentado por crianças que se costumam no inicio do processo de alfabetização.


Definições de dificuldades na aprendizagem


          Os transtornos de aprendizagem podem afetar a habilidade da pessoa para falar, escutar, ler escrever soletrar raciocinar recordar organizar a informação ou aprender matemática. Os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com outras deficiências como o atraso mental e também não deve ser confundido com a falta de oportunidade educativas como mudanças frequentes de escola s ou falta de assistência ás aulas.
       Um transtorno de aprendizagem é um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral ou escrita.
        Podemos considerar o problema de aprendizagem como sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas sim entra numa variedade peculiar de comportamentos dos quais se destaca como sinal de descompensação. Nenhum fator é determinante do seu surgimento, deve ser entendido como um estado particular. Sara Pain,1983).
       Uma criança com dificuldade de aprendizagem é aquela que não consegue aprender com métodos com os quais aprendem a maioria das crianças, seu rendimento escolar está abaixo de suas capacidades.
        O responsável deve ser orientado que falta de continuidade as aulas, mudanças frequentes, problemas emocionais são condições que podem acarretar ou agravar um problema nas áreas de aprendizagem.
         Cada criança é única, as formas na qual os problemas de aprendizagem se manifestam está relacionado com a individualidade de quem aprende, não existem causas únicas, em tratamentos iguais.
         Como educadores, é necessário ajudá-los a conhecer seus pontos fortes e fraquezas e buscar estratégias de suporte que lhe permitam ter sucesso na sua aprendizagem.
          Os problemas de aprendizagem não desaparecem, no entanto, a criança pode aprender a compensar suas dificuldades. Quanto mais cedo for realizada a intervenção de suporte, a criança poderá aprender a conduzir melhor sua dificuldade em aprender.
     É possível constarmos que há um alto índice de fracasso escolar, principalmente nas classes alfabetização. O  que preocupa muito a escola e a sociedade.
Morais (1994) afirmam:
``(...) com frequência os professores procuram explicações por que o aluno não aprende, atribuindo a culpa, apressadamente, a aspectos isolados, deficiências de natureza biológica, psicológica e cultural, carência de diferentes tipos.
 Já para FONSECA (1995):
``as dificuldades de aprendizagem aumentam na presença de escolas superlotadas e mal equipadas, além de contarem com muitos professore `` desmotivado ´´. A escola não pode continuar a ser uma fabrica de insucesso.
  Segundo FONSECA, podemos concluir que os professores assim, como as escolas devem trabalhar com competência e dedicação (revendo seus métodos de ensino e adaptando-os quando necessário), para atraírem os alunos para a escola, onde terão a oportunidade de aprender a ler e escrever. Há alunos que realmente, apresentam dificuldades de aprendizagem e devem ser diagnosticado e tratado devidamente por um profissional competente e ter o apoio do professor e da família, cada um fazendo sua parte, a responsabilidade é de todos, cada  um deve fazer a sua parte a criança vai receber ajuda do professor, e em casa deve ser auxiliado pelos pais. Pais e professores devem auxiliar a criança que está em processo de aprendizagem, para que ela venha a desenvolver- se.


  Considerações Finais


        A alfabetização como um processo individual de aquisição da escrita, o que envolve aprendizagem de habilidades para a leitura, escrita e pratica de linguagem.  Já que a sociedade está em continuo processo de mudança, as dificuldades de aprendizagem na alfabetização devem ser tratadas.  O primeiro passo é a observação por parte dos professores e dos pais, para juntos buscarem ajuda de outros profissionais. Esta ajuda é uma avaliação que será feita tendo por finalidade verificar se o aluno obedece a um conjunto de critérios, ou regras simples e se tem problemas de concentração e de atenção, os profissionais irão verificar se o nível de inteligência desta criança está na media ou acima dela, farão intervenções adequadas.
        Alguma sugestão de atividades para se trabalhar em sala de aula com a criança que apresenta dificuldades de aprendizagem, primeiramente a parte de psicomotricidade e depois a parte de cognição, cada criança aprende a seu tempo. O professor deve trabalhar estas atividades de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão da criança e seu  desenvolvimento.
       Um ponto que não podemos esquecer-nos de frisar é que estes profissionais que lidam com alunos com dificuldades de aprendizagem têm que estar em constante processo de formação para atender de forma adequada estes alunos e os pais.




Referências Bibliográficas:

FERREIRO, Emília, Reflexões sobre alfabetização. São  Paulo ,Cortez,2001.

FERREIRO, E. TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

GARCIA, Jesus Nicasio. (1998). Manual de  dificuldades de  aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas.

SHIMITH, Corinne. Dificuldades de aprendizagem de  A a z. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

SOARES, M. Letramento: como avaliar como medir. In : SOARES, M.  Letramento: um tema em  três gêneros. Belo Horizonte: Autentica 1998.

VYGOTSKY, Lev Semenovich, A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins FONTES, 2001.


Postado por: E.M.S.Neves

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